Morreu o 'designer' italiano Enzo Mari, "gigante" da Nova TendĂȘncia em1960/70

O 'designer' italiano Enzo Mari, nome pioneiro da 'Nuova Tendenza' da década de 1970, morreu hoje, em Milão, aos 88 anos, anunciou o presidente do Museu da Trienal milaneza, onde o artista é alvo duma retrospetiva da carreira.
"'Ciao', Enzo. Partes como um gigante", escreveu nas redes sociais do museu o arquiteto Stefano Boeri, diretor da Trienal de MilĂŁo. Mari encontrava-se internado hĂĄ dias no Hospital de San Raffaelle, na capital da Lombardia, noticiou a imprensa local. Nascido em Cerano, na provĂ­ncia de Novara, no Norte de ItĂĄlia, em 1932, Mari frequentou a Academia de Belas Artes de Brera, em MilĂŁo, e fez todo o seu percurso na cidade, assumindo-se, desde o inĂ­cio, como um "firme defensor" da predominĂąncia da expressĂŁo artĂ­stica do 'design', como 'desĂ­gnio' da matĂ©ria, como expressĂŁo de vida. Marxista, opondo-se ao 'marketing' do mercado, e Ă  submissĂŁo aos seus princĂ­pios, acreditava na funcionalidade definida pelos utilizadores dos prĂłprios objetos, que desafiava a montarem, no contexto da 'autoprogettazione' ('auto-projetação'), conceito que desenvolveu e que estĂĄ na base do manual que publicou em 1974. Nesta obra, expĂ”e a importĂąncia dos materiais e do processo construtivo, retirando ao consumidor o carĂĄter passivo, que passa a beneficiĂĄrio do objeto, do processo e da função que o define. No documentĂĄrio "Homage to Autoprogettazione", da Artek, disponĂ­vel 'online', dedicado ao artista e ao seu percurso, Mari expĂ”e as preocupaçÔes deste seu conceito, que sĂŁo tambĂ©m as preocupaçÔes de uma vida dedicada Ă  produção de mobiliĂĄrio, aplicando na atividade de 'designer' o conhecimento adquirido sobre aspetos funcionais e de carĂĄcter social. "A questĂŁo da forma Ă© encontrar a sua prĂłpria essĂȘncia", diz Enso Mari, no documentĂĄrio. Autor do cĂ©lebre sofĂĄ-cama "Day Night" e das cĂ©lebres cadeiras "Tonietta", "Sedia" e "Sof Sof", entre outros objetos chave da contemporaneidade, como a jarra "Camicia", o calendĂĄrio "Timor", o porta-folhas "Sumatra", o cesto de papĂ©is "Inattesa" e o cinzeiro "Paros", Mari Ă© comummente definido como "um dos 'designers' mais inovadores" da segunda metade do sĂ©culo XX. Um dos seus primeiros projetos foi porĂ©m um 'puzzle' didĂĄtico de madeira, para crianças, "16 animali", concebido em 1957, para o fabricante de mobiliĂĄrio Danese, de MilĂŁo. Concebeu tambĂ©m livros infantis, em parceria com a companheira, Lela Mari, como "A Maçã e a Borboleta", "A Árvore" e "O Ovo e a Galinha", que a antiga editora SĂĄ da Costa chegou a publicar em Portugal. Vindos dos anos de 1960 e 1970, estes livros davam novas perspetivas Ă  ilustração, permitindo leituras distintas, em função da idade e do grau de desenvolvimento da criança. Mari foi professor na Universidade de Parma, na Academia de Carrara, no PolitĂ©cnico de MilĂŁo e no Instituto Superior de Arquitetura de Florença, na Escola Superior de Belas Artes de Berlim e na Escola de Artes Aplicadas de Viena. A sua obra estĂĄ representada em coleçÔes de museus como o de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), da Galeria Nacional de Arte Moderna de Roma, no Museu da Trienal de MilĂŁo. Nos Ășltimos anos, Turim e Istambul dedicaram-lhe retrospetivas, depois de presenças constantes nas bienais de Veneza, de Zagreb e na Trienal de MilĂŁo. Recebeu o PrĂ©mio Internacional de Desenho de Barcelona de 1997 e, por cinco vezes, o galardĂŁo mĂĄximo do 'design', o Compasso d'Oro, quer por peças que definiu, como a cadeira "Delfina" e a mesa "Legato", quer pelo trabalho de investigação que fez na ĂĄrea do 'design'. A Real Sociedade das Artes do Reino Unido (RSI) atribuiu-lhe o tĂ­tulo de "Honorary Royal Designer", em 2000, e a Faculdade de Arquitetura de MilĂŁo concedeu-lhe o doutoramento Honoris Causa. Em 2011 esteve em Lisboa, para as conferĂȘncias da bienal experimenta design (Bienal EXD2011), onde expĂŽs os seus argumentos a favor do "Do It Yourself". "Este 'designer' modernista italiano quebrou barreiras e promoveu a inovação no seu trabalho durante mais de 60 anos", escreve hoje a experimenta, na sua pĂĄgina no Facebook, definindo-o como "um verdadeiro visionĂĄrio, com uma enorme clareza de espĂ­rito, criatividade e irreverĂȘncia". "O seu legado perdurarĂĄ", garante a associação portuguesa.
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Jovem sonhador e empreendedor

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